Quando procurar ajuda para emagrecer

Muitas vezes é preciso de auxílio médico e multiprofissional para tratamento de Obesidade e Sobrepeso

A ajuda médica para emagrecer, seja qual a razão indicada, é sempre válida. Devemos lembrar também que uma consulta, no contexto do tratamento da obesidade, não envolve apenas a perda de peso. É uma ótima oportunidade para avaliação de outras queixas, hábitos de vida, prevenção de saúde e realização de exames, quando indicados.

Porém há algumas situações em que a consulta médica torna-se extremamente importante. Alguns exemplos:

  • Quando há outras doenças associadas: pressão alta, diabetes, alterações de colesterol e triglicérides, esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras. Nesses casos o médico irá avaliar cuidadosamente o histórico de doença e, em boa parte dos casos, há indicação de uso de medicamentos controlados para a perda de peso.
  • Quando o paciente já usa outros medicamentos: é muito comum que pacientes com obesidade apresentem comorbidades, como depressão e ansiedade, que requerem uso de medicamentos específicos. Dessa forma, o médico irá ajustar o tratamento de obesidade para que seus outros tratamentos não sejam prejudicados e tudo ocorra de forma segura. Muitas vezes há necessidade de tratamento em conjunto com médico psiquiatra, sempre levando em consideração as particularidades daquele paciente.
  • Quando o paciente já tentou “de tudo”: muitas vezes a pessoa já se engajou em melhora da alimentação e atividades físicas, porém não obteve o resultado esperado. Sabemos, por meio de estudos científicos, que apenas uma pequena parcela das pessoas consegue perder peso de forma efetiva e duradoura apenas “mudando hábitos”.

Por isso, procurar ajuda médica não significa fracasso, mas sim um passo importante no cuidado integral com a saúde. Obesidade é uma doença crônica, complexa e multifatorial, e o tratamento adequado aumenta não apenas a chance de perda de peso, mas também a qualidade de vida e a prevenção de complicações no futuro.


Sugestões de bibliografia com links

  1. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) – “Obesidade”
    https://www.endocrino.org.br/obesidade/
  2. Organização Mundial da Saúde (OMS) – “Obesity and overweight”
    https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight
  3. Ministério da Saúde – Diretrizes Brasileiras de Obesidade
    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_brasileiras_obesidade_2016.pdf
  4. American Society of Bariatric Physicians – Guidelines for Obesity Treatment
    https://www.obesity.org/
  5. NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK) – “Health Risks of Overweight & Obesity”
    https://www.niddk.nih.gov/health-information/weight-management/health-risks-overweight

Se o conteúdo fez sentido para você

ou

ANA TERESA CAMARGO – CRM 190.513 – 2025 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS